Amizade não é número de seguidores.

Você tem amigos ou seguidores?

0

Não é fácil iniciar um texto sobre amizade nos dias atuais. Dias em que a comunicação é falha, em que as relações são passageiras e em que redes contabilizam milhares de seguidores nos perfis, mas que na verdade esses sequer dizem um bom dia nas ruas. Amizade perdeu o sentido. Amigos verdadeiros foram substituídos por virtuais e mais feliz é quem mais contabiliza. Por isso escolhio dia de hoje para contar uma história diferente.

Nos conhecemos há muitos anos, a maioria estudou junto, outras cresceram juntas e as que chegaram depois foram sendo integradas a turma. Nem tudo são flores. Já houve muita briga, discussão, disputa, encrenca. Palavras duras, cola nas provas e professores enlouquecendo. Mas sobrevivemos. (Os professores e pais com um pouco menos de sanidade mental acredito eu).

Quando pensei no texto, pedi a cada uma que me mandasse uma frase, uma frase que pudesse resumir a nossa amizade. Foi unânime, todas citaram verdade, companheirismo, superação, escolha. Amigos, como dizem por aí, são irmãos que pudemos escolher. E que precisamos preservar.

amigas
Atrás: Rita e Mauricéia. Na frente: Tati, Luci e Iana. Representando as demais que não puderam se fazer presentes.

Não sei dizer como tudo começou, mas cada uma mora num lugar diferente hoje, e quem está na mesma cidade, um dia já não esteve, ainda assim não existe distância entre nós. Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul. São Gabriel, Lajeado, Santo Antônio das Missões, Três Passos, Camaquã, Ijuí, Frederico Westphalen. Nem sei mais onde são todos os lugares, mas o que eu me orgulho é que temos nosso encontro diário. Trocamos confidências, encaramos barras bem pesadas, nos apoiamos e principalmente, rimos muito. De tudo. Ao menos uma vez por ano damos um jeitinho de nos reunir, se não todas, pelo menos a maioria. Somos um grupo de mulheres unidas, guerreiras, com família, filhos, já encaramos doenças, dificuldades financeiras, mudança de sonhos e planos, imprevistos mas o que mais nos fortalece é que sempre tivemos umas as outras. Mesmo com as mais diferentes opiniões, sempre houve uma palavra: Cumplicidade. Seja para colar um cartaz com as respostas das provas em cima do quadro da sala de aula, seja para escrever uma peça de teatro ou para vender cachorro quente nas olímpiadas e desbancar o “Científico” da liderança da escola (esse era nosso principal objetivo, nós fazíamos Magistério).

amizade
Elas não puderam se fazer presentes no dia do estúdio, mas essa foto não poderia ficar de fora. Nós, e nossas pimpolhas!

Por qual razão eu resolvi contar essa história? Não penso que somos exemplos de mulheres, erramos, consertamos, fizemos de tudo. Mas nossa amizade quem sabe deva servir para inspirar outras. São 20 anos de vidas compartilhadas, trocaram-se os sonhos, alguns namorados, algumas cidades, mas sempre, todos os dias temos umas as outras. Sem julgamentos, sem preconceitos. Cada uma no seu estilo de viver. Seja com a risada mais discreta como a da Tati ou com as gaitadas da Rita, com a delicadeza da Luci, ou com o “escreveu não leu o pau comeu” da Aline. Seja com a distância da Quelis ou com a proximidade de quem ainda vive em Três Passos. Sabemos que essa amizade não se perdeu. E, entre 3000 amigos no facebook, sabemos exatamente com quem podemos contar.

pretty litlle liars
Um brinde as amizades que transpassam os limites das redes sociais, aquelas que são construídas na vida!

E meu desejo para o dia do amigo é que você tenha amigos como eu tenho. Que mesmo fora das redes, dos flashes e das festas, como diz a música: Desejo que você tenha a quem amar, e quando estiver bem cansado, que ainda exista amor pra recomeçar!

Feliz dia das gaitadas sem fim e dos grupos que falam sobre tempo, política, relacionamentos, empderamento e, claro, fraldas sujas!

(No dia em que nos reunimos para enlouquecer a Anna Amorim no seu estúdio, rolou até um ensaio sobre as diversidades que você pode conferir clicando aqui)

você pode gostar também Mais do autor clique aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.