Como diferenciar os carboidratos

Comer corretamente faz toda a diferença

0
Oi gente!

Nos dois últimos posts falei bastante sobre mim, minha rotina, dieta, suplementação (se você perdeu algum textinho clica aqui).. Agora é hora de trazer assuntos relacionados à nutrição.
E para começar, pensei nos Carboidratos!
Existe carboidrato bom e ruim? Eu prefiro julgá-los como carboidratos SIMPLES e COMPOSTOS.
carboidratos

CARBOIDRATOS SIMPLES

São geralmente refinados, foram processados e tiveram sua fibra natural retirada.
Sabe quando você pega (por ex) um pedacinho de uma barra de chocolate, e minutinhos depois sente vontade de pegar mais um pedacinho, e mais um, e mais um.. Até detonar a barra inteira? Vou te explicar o que acontece!
Os carbos simples são facilmente absorvidos pelo corpo e após a sua ingestão há um grande aumento nos níveis de glicose na corrente sanguínea, seguido de queda subsequente, o que faz desencadear a fome e a vontade de comer mais e mais carboidratos.
E aí vem o problema..Os carboidratos são transformados em glicogênio e glicose, porém nosso corpo tem um limite para o acúmulo de glicogênio e o restante vira glicose para fornecer energias ás células, MAS a glicose em excesso acaba sendo armazenada nas células de gordura. Se você não ”queimar” esse carboidrato simples que está em excesso no seu corpo, ele vai estocar nas suas células adiposas e ser armazenado como gordura.

São exemplos de carboidratos simples:

  • Açúcar de mesa refinado, arroz branco, chocolate, bolos e doces feitos de  farinha branca refinada, refrigerantes, sorvetes, cereais matinais, mel, bolachas recheadas, macarrão branco, pão branco, produtos lácteos..
carboidrato simples

Carboidratos Complexos

Ao contrário dos simples, são absorvidos lentamente pelo organismo e assim tendem a gerar menos picos de insulina, tornando a sensação de saciedade maior e a produção de energia mais duradoura. Não são processados portanto sua fibra natural permanece e as vitaminais e minerais também, sendo assim, são bem mais nutritivos.
Podem ser aliados se consumidos como pré treino, por garantir mais disponibilidade de aminoácidos para os músculos e até evitar tonturas.
Já sabemos que devemos preferir os complexos né?!

Exemplos de Carboidratos Complexos:

 – Legumes como: feijão, grão de bico, lentilha.  Arroz integral, massa integral, aveia, batata doce, mandioca, quinoa, farinhas integrais, tomate, amendoim, iogurte desnatado, brócolis..
carboidratos compostos
É só saber substituir!
Beijos, boa semana 🙂

você pode gostar também Mais do autor clique aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.