HIIT – a moda que não é tão novidade assim.

Eficiente e fácil o HIIT virou febre nas academias do Brasil.

0

Prometendo resultados com treinos curtos, o HIIT virou febre nos últimos meses por ser uma modalidade eficiente  e que se encaixa nas agendas cada vez mais apertadas, necessitando de apenas alguns minutos do seu dia.

HIIT

No início dos anos 90, após uma série de testes com vários tipos de exercícios, Izumi Tabata, reitor da universidade Ritsumeikan Graduate School of Sport and Healt Science, e sua equipe chegaram à conclusão que a intensidade do exercício é mais importante que sua duração, criando assim o Método Tabata.

Izumi Tabata
Izumi Tabata (á direita)

Mais de duas décadas depois, com um nome mais comercial e uma roupagem “divertida” o HIIT conquista novos adeptos a cada dia. Com o crescimento da popularidade do mesmo, a internet foi inundada por profissionais e “não-profissionais” vendendo circuitos de exercícios como se fossem baseados no método. A verdade é que o método não possui um treinamento específico, é apenas uma forma mais intensa de se exercitar e pode ser aplicada as mais diversas modalidades, como a corrida, seja na esteira ou na estrada, pedalando, independente se for na bicicleta ergométrica ou comum.

Fitness

Basicamente o HIIT se estrutura da seguinte maneira, um período em alta intensidade, alternado com um período de baixa intensidade, ou como o pessoal que fala bonito gosta de chamar, descanso ativo, um exemplo simples é, um “pique” de um minuto na esteira, alternando com 30 segundos de “trote”. A vantagem desse método é o consumo excessivo de oxigênio após o exercício, chamado de EPOC.

Mantendo o metabolismo acelerado por várias horas após o término do exercício esse método favorece a queima de calorias, e consequentemente auxilia na perda de peso, mesmo você estando fora da academia.

Na Performe Academia você irá encontrar profissionais capacitados que irão te ajudar a descobrir se esse é o método ideal para o seu objetivo.

você pode gostar também Mais do autor clique aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.