Truques de layout para sua empresa vender mais

A organização da sua loja faz toda a diferença.

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Já foi o tempo em que as lojas criavam obstáculos dentro da circulação da loja para que o cliente fosse “obrigado” a observar tudo que a empresa oferece. Tambem caiu por terra o conceito de que uma loja abarrotada é mais “cheia de opções”. A organização da sua empresa, ou layout, pode fazer toda a diferença no momento da decisão de compra de um cliente, por isso fique atento para alguns detalhes:

Produtos bem distribuídos:

Deve existir uma harmonia entre vitrine, produto no ponto de acesso e setores na sua loja. Mesmo que seu espaço não seja grande, é importante ter uma vitrine atrativa e que os produtos nela apresentados estejam facilmente identificados logo na entrada da loja para facilitar a localização pelo cliente.

Muitas lojas cometem o erro de organizar pensando na facilidade do vendedor, errado! O vendedor está sempre na loja, ele irá se movimentar livremente dentro da mesma, no entanto o cliente, que é o foco principal, precisa entrar e conseguir identificar os produtos sozinho, nem sempre estamos a disposição do cliente em tempo integral. Um layout agradável, prático e clean é imprescindível.

layout
Corredores sem obstáculos são fundamentais para uma boa circulação.

Iluminação:

A iluminação de um ambiente é tão importante quanto, ou até mais, a fachada e a exposição dos produtos. Lojas escuras inibem o desejo de compra. Não despertam impulsos e deixam o ambiente pesado. Iluminação de ambiente e pontos focais exercem um importante papel na hora da decisão de compra.

iluminação
Ambientes bem iluminados são convidativos e confortáveis, tornando a permanência nos mesmos mais agradável. Ambientes de alimentação devem priorizar uma boa iluminação.

Provadores:

O provador é o local onde o cliente toma sua decisão final. Ele deve ser limpo, com temperatura agradável, espaçoso o suficiente para que a movimentação seja livre. Ter bons espelhos é fundamental, tanto dentro, quanto no acesso ao mesmo. Cortinas claras de tecidos encorpados são o fundo que faz a diferença na hora da análise do cliente, elas não devem interferir na peça que está sendo experimentada. Ter um banquinho, tapetes, ganchos para pendurar pertences e, claro, ser arejado, torna a experiencia de provar uma roupa mais agradável.

 

Limpeza e aroma do ambiente:

Vidros bem limpos, balcão sem poeira, chão impecável e banheiros perfumados são imprescindíveis. O capricho e cuidado com a limpeza dizem muito sobre a sua empresa.

Aromas agradáveis também são importantes, fazem parte do marketing olfativo, prefira os cítricos ou amadeirados, já que os doces acabam tornando-se enjoativos. Utilize uma essência para ser marca registrada da sua empresa.

marketing olfativo
O aroma deve ser suave, discreto e não muito doce para evitar que se torne enjoativo.

Boa distribuição de mercadorias:

Produtos distribuidos de forma coordenada são mais vendáveis e aumentam o ticket médio, já que sugerem a combinaçao de outros itens.

Portanto analise, expor mercadoria é diferente de guardar mercadoria. Sua loja deve ser uma exposição, uma vitrine por completo, o estoque é onde o cliente não tem acesso. Cometemos muitas vezes o erro de pensar que ter tudo no salão de vendas facilita para a venda. Engano. Lotamos o cérebro do nosso cliente de estímulos o que não o leva a identificar verdadeiramente seu desejo de compra. Nunca é demais repetir: menos é mais!

mercado
Organização do produto é importante para que o cliente consiga se localizar dentro da empresa identificando facilmente o que ele procura.
ponto focal
Pontos focais tem a função de embelezar o pdv, mas também servem como orientação, portanto o produto exposto no manequim deve estar também em um mobiliário próximo para que o ciente localize facilmente a peça que deseja.

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decoração
Não importa qual o seu ramo de atuação, um bom projeto faz toda a diferença!

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